Warning: preg_match_all(): Unknown modifier '/' in /home/sbg-no/www/15sga/plugins/system/plugin_googlemap2.php on line 296

Warning: preg_match_all(): Unknown modifier '/' in /home/sbg-no/www/15sga/plugins/system/plugin_googlemap2.php on line 296
Início


15º Simpósio de Geologia da Amazônia 

PROGRAMAÇÃO DO 15 SGA DA AMAZÔNIA - clique aqui

   

Minicursos Definidos e Vagas Limitadas

Inscreva-se Urgentemente!



Informamos que em razão das restrições de financiamento ao 15SGA e logísticas, a Comissão Organizadora decidiu priorizar a Sessão Painel das Sessões Técnico-Científicas, ficando as apresentações orais exclusivamente nos Workshops.

Para a padronização dos banners (posters) estamos disponibilizando um Template para download (clique aqui).

Esclarecemos ainda que em breve será inserido no site a Programação Completa do simpósio.



A Sociedade Brasileira de Geologia–Núcleo Norte (SBG-NO) em colaboração com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) está organizando o 15º Simpósio de Geologia da Amazônia (15SGA) em Belém no período de 25 a 29 de setembro de 2017, no Centro de Eventos Benedito Nunes (Campus Guamá da Universidade Federal do Pará). Os simpósios de Geologia da Amazônia acontecem bianualmente desde 1982, sediados nas principais cidades da Amazônia e tem sido o principal fórum de divulgação do conhecimento técnico e científico das Geociências na Amazônia Legal e da Panamazônia, além de suscitar discussões sobre temáticas de interesse social, relacionadas aos recursos minerais, incluindo os energéticos. Proporciona, também, o congraçamento e a interação entre profissionais, estudantes e gestores de órgãos e empresas públicos ou privados. Além disso, é um excelente espaço para a divulgação de produtos e serviços à comunidade.


O objetivo principal do 15º SGA é a divulgação dos avanços do conhecimento geológico da região Amazônica, com o desenvolvimento das seguintes sessões temáticas: Estratigrafia e Geologia Sedimentar; Geodinâmica e Evolução Crustal; Petrologia Ígnea e Metamórfica; Mineralogia-Petrologia e Aplicações; Geotecnologias; Recursos Hídricos; Recursos Minerais Metálicos e Não Metálico; Recursos Energéticos; Geoquímica Elemental e Isotópica; Geodiversidade; Geologia do Quaternário e Oceanografia; Neotectônica e Geomorfologia; Meio Ambiente e Planejamento. Os workshops serão: Geologia de Engenharia e Ambiental na Amazônia; Ciências Ambientais na Amazônia; Recursos Hídricos na Amazônia; Geologia e Recursos Minerais da Província Carajás.


Em razão das características inerentes da região Amazônica se propõe a temática “UM OLHAR DIFERENCIADO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA”, no sentido de promover reflexões e discussões sobre os modelos de exploração dos bens minerais que hoje se apresentam na região, bem como os efeitos causados na vida cotidiana local e na economia, em geral. Vivemos atualmente numa sociedade que enfrenta grandes desafios e as Geociências tem um papel fundamental na visão holística do ambiente e dos processos que o permeiam. Em razão das características da região Amazônica se faz necessário um entendimento multidisciplinar que as Geociências proporcionam. Assim, a continuidade do mapeamento em áreas chaves e estratégicas para a expansão do conhecimento geológico, incluindo as pesquisas de recursos energéticos, as questões atmosféricas da Amazônia, os recursos hídricos, e os riscos ambientais cada dia mais presentes com as ações antrópicas e naturais, além das temáticas tradicionais são questões importantes que serão abordadas neste evento.


O público-alvo do 15SGA inclui estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de diversos segmentos da Geologia e áreas afins, das ciências ambientais, da engenharia geológica e geografia, além de pesquisadores e professores de instituições de ensino e pesquisa, representantes de empresas governamentais, gestores públicos, lideranças políticas, empresários do setor mineral, petrolífero, de recursos hídricos, além de organizações não governamentais vinculadas à área. Baseado nas últimas edições do Simpósio de Geologia da Amazônia a expectativa é receber um público de mais de 500 participantes. Com a expansão dos cursos de graduação e pós-graduação nas principais cidades da Amazônia, sejam os tradicionais ou multidisciplinares, a expansão da mineração na região, e a continuidade do mapeamento em áreas estratégicas para a melhoria do conhecimento geológico, incluindo as pesquisas de recursos energéticos, a produção do conhecimento tem avançado significativamente em todos os ramos das Geociências. As questões atmosféricas da Amazônia, os recursos hídricos, e os riscos ambientais cada dia mais presentes com as ações antrópicas e naturais, além das temáticas tradicionais são outras questões importantes a serem abordadas no evento. Visando proporcionar a participação de empresas que atuam na área das Geociências, se disponibilizará o espaço "Show Case", no qual empresas, profissionais, técnicos e pesquisadores visando a difusão de informações, de novos produtos e outras temáticas.


Portanto, a edição do 15SGA oportuniza à comunidade geocientífica e técnica, a divulgação do vasto e diversificado conhecimento gerado nesses anos, e a interação do público nessa multidisciplinaridade que é a Geociências.


Sheila Teixeira Gatinho

Presidente do 15º Simpósio de Geologia da Amazônia


Prof. Paulo Gorayeb

Diretor-Presidente da SBG-Norte

 

organizacaoLOGO_UFPA_NOVO                                 ABGE2